Tipos de treino HIIT aplicados a Corrida


Resultado de imagem para hiit

O treino HIIT, high intensity interval training, está bastante na moda. Que benefícios pode trazer à corrida? Estes treinos baseiam-se em curtos períodos de exercício intenso e curtos períodos de recuperação. Segundo Muenster, alterna-se entre exercícios de alta intensidade para recorrer à glicose circulante e períodos de cardio mais moderado para utilizar reservas de gordura. Simplificando, existem períodos de “dar o máximo” e períodos de recuperação e repete-se.

Existem treinos HIIT para todos os gostos e preferências e variar o tipo de exercícios permite melhorar o condicionamento muscular o mais global possível, muito importante e benéfico para a corrida. Geralmente, são também treinos divertidos e que permitem limpar a mente de preocupações, obrigando-nos a concentrar-nos apenas em esforçar-nos naquilo que estamos a fazer. Mas, falando puramente de HIIT aplicado à corrida, podemos ter por exemplo:

– Treino de colinas: por exemplo, correr uma subida no máximo de velocidade e descê-la no dobro do tempo que demorámos a subir; é de reforçar que a ideia da recuperação, não é alcançar um estado completamente confortável mas sim apenas acalmar um pouco a respiração e o coração, sem retornar completamente à calma;

– Fartlek, por exemplo correndo durante 30-45 segundos a uma velocidade máxima e depois caminhar durante 60 segundos e repetir algumas vezes, consoante o nível de resistência de cada um;

– Séries de x metros com x segundos de intervalo entre si, idealmente na pista.

Estes treinos podem adaptar-se a qualquer pessoa mas, como para qualquer tipo de exercício, e agravado neste caso pela exigência cardiovascular, é fundamental que a pessoa realize exames médicos antes de iniciar os treinos e que obtenha aconselhamento por um profissional de exercício físico. Poderá ser útil utilizar um cardiofrequencímetro para se conhecer melhor e adaptar o treino a si mesmo.


Como profissional, vou te indicar 5 materiais (4 cursos online e 1 ebook)s para você começar a usar o HIIT a seu favor nas suas aulas, profissional.



"Como Prescrever o HIIT para Corrida baseado na vVO2 máxima"

HIIT – Estratégias para o Emagrecimento

Prescrição do TREINAMENTO HIIT baseado em Evidências Científicas
Emagrecimento e Estética Feminina: Aplicações do HIIT

E-BOOK MANUAL DO HIIT: Treinamento Intermitente de Alta Intensidade

ATENÇÃO: Compre qualquer um desses produtos, me envie o numero da transação por Whatsapp que te darei acesso ao meu drive sobre HIIT.